O externato agora é escola pública
- Alexandre Meireles
- 21 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
A escola Externato Santo Antonio Maria Zaccaria, foi fundado em 24 de março de 1944, pelos padres Barnabitas e, é administrado até hoje pelas Irmãs do Preciosíssimo Sangue, mas conhecidas como Preciosinas. Nota-se que nos últimos anos houve significativas perdas com relação ao que a escola oferecia, primeiro foi o convênio para o ensino médio, em seguida a escola fechou parceria com a prefeitura para o turno da tarde, mantendo assim, apenas o matinal como partícula e, já neste ano de 2017, a partir de março a escola passará a funcionar integralmente como escola pública.
Conversando em off com a secretária de educação Socorro Santiago, fui informado que a proposta de unificação, foi feita pela própria congregação e, que segundo ela, a escola é de ótima qualidade, mas que precisa fazer algumas adequações. Aproveitei a deixa, e a questionei sobre o regimento interno, que contem regras ainda do ensino privado, onde, os alunos retidos, perdem o direito de continuar na escola no ano seguinte, enfática, disse que “temos que rever algumas coisas, temos um conselho deliberativo e já fui cobrada por ele, assim como também pelo SINTEPP; mas por outro lado, não quero que a escola perca a qualidade no ensino e encerrou dizendo: tudo deve correr normalmente e que vai ficar tudo certo”. A escola já fez matriculas também para o turno da manhã, mas oficialmente será pública só a partir do mês de março.
Histórico
Fonte: https://goo.gl/qrgixh
O Externato Santo Antonio Maria Zaccaria, que foi fundado em 24 de março de 1944, pelos padres Barnabitas e é administrado pelas Irmãs do Preciosíssimo Sangue desde então, no município de São Miguel do Guamá, completará neste sábado, dia 24 de março, 68 anos de Educação Preciosa nesta cidade.
O Externato que funciona como Escola de Educação Básica conta atualmente com aproximadamente 800 alunos sendo que, no turno da manhã, há 13 turmas distribuídas em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e à tarde, em regime de convênio com a Prefeitura Municipal, com 15 turmas de Ensino Fundamental.
Esta Escola que dispensa aos seus educandos educação de qualidade há quase 70 anos, se dedica integralmente à educação pelos valores visando a formação para a vida, pois já dizia Albert Einstein: “Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a Escola ensinou!”.
Quão importante tornou-se o Externato por este tipo de educação!
A segunda casa de tanta gente que por lá passou e ainda está, onde encontraram pessoas que farão parte de suas vidas para sempre.
Desde a cozinheira, no preparo da merenda, dos funcionários de apoio, que com cuidado arrumam as salas que são utilizadas, as pessoas da secretaria, enfim, todos os funcionários que trabalharam e trabalham ainda hoje para concretizar os sonhos escolares em realidade e vida.
Direção, Coordenação, funcionários e professores, que efetivamente se preocupam em construírem pessoas mais solidárias, autênticas e felizes; se preocupando com todos os passos a percorrer e como serão trilhados os caminhos de cada aluno.
Externato, casa sagrada; que conduz mentes humanas a serem mais fortes e perseverantes, a construírem novas formas de vida e escolha, agradece a todas as pessoas que lutaram e lutam por uma sociedade mais soberana!
Comentários